quarta-feira, 27 de março de 2013

Windows Server 2008 - Conhecendo e instalando


A presente postagem tem o objetivo de fazer uma breve introdução ao sistema operacional da Microsoft – Windows Server 2008. Apresentando seus requisitos mínimos para execução, versões do mesmo e por fim o processo de instalação.


REQUISITOS MÍNIMOS
Corresponde as necessidades básicas/mínimas de hardware que o sistema operacional necessita para ser executado. No caso do não cumprimento dessas exigências, há a possibilidade de falhas de execução, intermitência de serviços, paralisações ou simplesmente à não execução do sistema operacional. Os problemas decorrente do não cumprimento dos requisitos mínimos geram perda de tempo, consequentemente gastos operacionais, reflete falta de atenção e planejamento, além de ressaltar em mau qualidade da prestação de serviço.
O ideal é sempre se reportar ao fabricante para obter informações sobre os requisitos mínimos necessário para a instalação de qualquer software, seja ele um aplicativo ou um sistema operacional. Mais adiante são apresentados os requisitos mínimos para instalação do Windows Server 2008, fornecidos no site da Microsoft. Obtenha mais informações em: http://technet.microsoft.com/pt-br/windowsserver/bb414778.aspx.


Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/windowsserver/bb414778.aspx.





VERSÕES
Para evitar a subutilização de recursos, gastos e implementações desnecessárias é que existe versões diferentes do sistema operacional, objetivando atender da melhor forma possível as necessidades do usuário/empresa. Para o Windows Server 2008, foram desenvolvidas várias versões, são elas:
  • Windows Server 2008 Standard: direcionado para empresas de pequeno e médio porte;
  • Windows Server 2008 Enterprise: direcionado para empresas de grande porte;
  • Windows Server 2008 Datacenter: direcionado para grandes empresas.
  • Windows Server 2008 Standard/Enterprise/Datacenter - Core: todas as versões anteriormente citadas possuem uma versão Core. Nessas versões Core a interação é toda via linha de comando, o que reduz consumo dos recursos, implicando em um sistema um pouco mais leve, e seguro.
Maiores informações sobre as versões do Windows Server 2008, segue duas fontes para consulta:


INSTALAÇÃO
É possível obter a versão para avaliação do Windows Server 2008 no site da Microsoft. Com o instalador em mão, é possível fazer a instalação direto na máquina física via CD ou pendrive. E para aqueles que preferem realizar teste via máquina virtual, basta utilizar o instalador convertido em arquivo .iso.


Inicialmente os arquivos de instalação serão carregados, como mostra a figura abaixo:

Fonte: próprio autor.
Nessa etapa é possível escolher o idioma, hora e configurações do teclado. Interessante observar a configuração correta para o teclado que estiver usado, nesse link é possível obter dicas para fazer essa identificação. Vale lembrar também que essas configurações podem ser alteradas após a instalação do sistema operacional. Depois das opções escolhidas, clique em avançar.

Fonte: próprio autor.

Clique em instalar agora.

Fonte: próprio autor.

Selecione a versão que mais se adequa as necessidade do ambiente que deseja administrar/gerenciar e depois clique em avançar. Caso tenha dúvidas sobre as versões, volte ao início desse post e faça uma releitura.

Fonte: próprio autor.

O correto é que seja lido todos os termos da licença de uso do sistema, essa é uma informação válida para todo e qualquer software. Depois marque a opção: aceito os termos da licença. E prossiga clicando em avançar.

Fonte: próprio autor.
Há duas opções de instalação:

  • Atualização: utilizado quando já existe um sistema operacional na máquina e deseja-se apenas fazer uma atualização de versão deste, ou seja, mantém arquivos.
  • Personalizada (avançado): utilizado nos casos em que se deseja fazer a instalação pela primeira vez do sistema operacional na máquina ou formatação, ou seja, não mantém arquivos.
Obs.: em todos os casos deve-se fazer backup dos arquivos.


Fonte: próprio autor.

Nessa etapa é possível visualizar o tamanho do HD da máquina e criar partições, se desejado. Caso não haja interesse em fazer partições do HD, basta prosseguir clicando em avançar. Do contrário clique em opções de unidade (avançadas).

Sabendo que o particionamento é uma boa prática, é que neste post será feita uma demonstração desse procedimento.

Fonte: próprio autor.

Perceba que outras opções passaram a ser apresentadas.
Para criar uma partição no HD clique em novo.

Fonte: próprio autor.

Você informará qual o tamanho desejado para a criação da partição. Vale lembrar que a primeira partição será a unidade C: onde o sistema operacional será instalado. Deve-se considerar também que a partição onde será instalado o sistema operacional deve dispor de no mínimo 8 GB conforme a informação disposta no início deste post em requisitos mínimos. Depois de definir o tamanho da partição clique em aplicar.

Fonte: próprio autor.

Depois do procedimento anterior, será apresentada a partição criada.

Obervações:

  • Caso tenha interesse em estender uma partição, basta selecionar a partição que deseja aumentar, clicar em estender, e informar o tamanho total que deseja para essa partição a partir de agora (nesse caso é necessário que haja espaço em disco não alocado).
  • Para excluir uma partição, basta seleciona-la e clicar em excluir.
  • Caso tenha interesse em criar outras partições, basta continuar criando-as no espaço ainda não alocado.
  • Sugiro que essas experimentações sejam feitas.

Depois das partições criadas, prossiga em avançar.

Fonte: próprio autor.

Agora é só esperar o sistema ser instalado. Haverá um momento em que a máquina será reiniciada, mas prosseguirá a fase final da instalação.

Fonte: próprio autor.

Em seguida deverá clicar em ok, para atribuir uma senha ao usuário administrador do sistema, que possuirá esse nome por padrão.

Fonte: próprio autor.

Informe a senha que deseja atribuir ao usuário administrador e em seguida confirme-a digitando-a novamente. Tecle enter ou clique na seta para concluir.

Fonte: próprio autor.

Será retornada a mensagem de que a senha foi alterada. Clique em Ok para prosseguir.

Fonte: próprio autor.

E por fim seja muito bem-vindo a área de trabalho do Windows Server 2008.

Fonte: próprio autor.

Espero que possa ter contribuído com esse post, e mais configurações sobre o Windows Server 2008 serão postadas posteriormente.

Bons estudos!











2 comentários:

  1. obrigado pelas dicas estava precisando de verdade. agora posso ganhar mais um "dinheirinho" a mais formatando e instalado mais programas. abrigado de verdade

    ResponderExcluir