quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notebook CCE, Virtualização, VT-X - Como resolver

Mamíferos!! o suporte da CCE é uma desgraça!! Comprei um notebook Onix 7810B+ core I7, e quando fui instalar maquinas virtuais 64bits, ... que maravilha... o suporte VT-X  estava desabilitado e não era possível habilita-lo. Confirmei isso com o software Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool da microsoft.


Pois bem, entrei em contato com o suporte (30min de espera, sendo o primeiro da fila) e recebi uma notícia que precisaria levar o notebook a uma autorizada para eles resolverem o problema. Como eu já tinha pesquisado e visto que alguns modelos da CCE (IRON 745 e outros) estavam com esse problema, e que vários clientes estavam detonando a cce no reclame aqui: RECLAME AQUI CCE . Pedi que me disponibiliza-sem uma Bios que resolve-se esse problema, pois ja tinha visto em alguns forums, a resolução disso fazendo uma downgrade (mas não queria arriscar).

Como eles são mais lentos que os correios, eu resolvi arriscar e instalar uma versão antiga da bios. A placa mãe é uma Phoenix com a versão da bios 2.09 e instalei a versão 1.09, seguindo os seguintes passos:

OBS: NÃO ME RESPONSABILIZO POR ALGUM PROBLEMA QUE VENHA A APARECER!!!

  1. Faça o Download aqui e extraia para c:\Temp;
  2. Entre em modo Administrador: (iniciar digite cmd,  clique com o botão direito e depois clique em executar como administrador e quando o prompt do DOS abrir.  Digite: << net useradministrador /active:yes >> e presciona <ENTER>. Deve exibir uma mensagem comando executado com sucesso. Feche e efetue logoff.
  3. Entre na conta de administrador (agora sim esta dentro da conta de administrador real).
  4. Após estar logado como administrador, vá na pasta onde os arquivos foram extraídos e execute o arquivo "F.cmd".
  5. Aguarde a conclusão do backup e do downgrade da bios,  reinicie o notebook, e carregue as configurações default no setup.

Na minha maquina, a opção VT-x mesmo assim não era visivel, porém executando o programa 
 Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool ele detectou o suporte ativo a VT-x.

Fiz o teste com o virtual box e consegui instalar SO 64bits.

Já que agora a virtualização esta funcionando, vamos desativar o Administrador:

Faça logof da conta ADMINISTRADOR, entre na sua conta normal de usuário, digite CMD no iniciar, clique com o botão direito em cima do cmd , clique em executar como administrador.
No prompt do DOS digite o seguinte:<<net user administrador /active:no>> e prescione <ENTER>
PRONTO JÁ DESATIVOU O ADMINISTRADOR

Obs: o detalhe que para desativar o administrador, você deve estar na conta de usuário, porque se você desativar dentro do usuário administrador, esse vai ficar desativado para sempre, ou até que a formatação o repare...(palavras e dicas do meu amigo Seba).

    43 comentários:

    1. Você pode me dar a dica de como acho a bios para o i7 3612qm Chipset intel hm35?
      Obrigado;

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não tenho ideia de como achar... Eu procurei bastante a bios referente ao meu modelo e não achei, até que resolvi arriscar instalar essa versão, ja que analisando pelo CPU-Z os atributos eram iguais a alguns prints que vi no clube do hardware.

        Segundo o suporte da CCE, mesmo que o notebook não esteja na garantia eles fornecem a bios(não sei se é verdade).

        Excluir
    2. Meu camarada,

      Sabe me dizer se essa BIOS ativa o Turbo Boost também??

      Grato!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Respondo em nome do autor da postagem. Consta no site da Intel que o Turbo Boost é ativado por padrão. É possível monitorar esse recurso com o Monitor da Tecnologia Intel Turbo Boost, disponível em: https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=19105&lang=por&wapkw=monitor+da+tecnologia+intel%C2%AE+turbo+boost . Porém tentei executar esse monitor em minha máquina, na qual o procedimento dessa postagem foi feito, mas não executa. No site da Intel também é informado que o dito software não executa em todas as máquinas, maiores informações disponíveis sobre requisitos mínimos para execução está disponível em: http://www.intel.com/support/pt/processors/sb/cs-031316.htm . Espero ter ajudado.

        Excluir
      2. Agradeço a resposta! Sim, a CCE também desativa o Turbo Boost diretamente na BIOS! Então essa BIOS que vocês milagrosamente conseguiram (porque rodei tudo e não a encontrei, só aqui) realmente só ativa a Virtualização VT-X e não o Turbo Boost!

        Muito obrigado pela atenção!

        Excluir
      3. Hum..., bom saber.
        Nós que agradecemos sua visita.

        Excluir
    3. Meu amigo meus parabéns por compartilhar esta dica tão valiosa, segui exatamente todos os passo e consegui habilitar a maldita VT-X (meu notebook é exatamente igual ao seu). Eu comprei o suporte de uma empresa "especializada" http://biosagentplus.com/ a qual me informava que minha bios tinha atualização disponível, para o meu espanto o suporte dele me informou que minha bios era a mais atual, ou seja, pura enganação nem mesmos os drives atualizados disponibilizados eram mais desatualizados que os meus.

      Mais uma vez muito obrigado, quando tiver novidades compartilhe novamente.

      ResponderExcluir
    4. Só uma correção o primeiro comando "useradministrador" que aparece está tudo junto o correto seria "user administrador", nada demais ;). Agradeço mais uma vez graças a sua dica meu emulador Android está voando agora.

      Desculpa no meu post anterior te chamei de "Amigo" ;)

      ResponderExcluir
    5. Eu novamente para informar que diferentemente de vocês no meu está funcionando perfeitamente o Turbo Boost.

      OBS:
      1 - Baixei os drivers aqui:http://www.cceinfo.com.br/downloads:Onix%20-%207810B+
      2 - Win7 SP1 64bits com as ultimas atualizações
      3 - Verifique se seus drivers estão atualizados (http://www.baixaki.com.br/download/slim-drivers.htm). As vezes este programa baixa drivers mais antigos, fique na mensagem que informa se quer substituir driver novos por antigos.

      Telas:
      http://www.pinterest.com/pin/356769601702445143/
      http://www.pinterest.com/pin/356769601702445139/
      http://www.pinterest.com/pin/356769601702445146/

      ResponderExcluir
    6. Como eu faço para voltar para a 2.09 ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Matheus, tudo bem?
        Amigo, vc conseguiu voltar para a versão 2.09? Tive problemas depois que fiz o downgrade e acho que se voltar para a versão 2.09 possa solucionar o meu problema.
        De qualquer forma, parabéns ao autor do post pelo compartilhamento do conhecimento. Louvável. Fiz por minha conta e risco e infelizmente, diferentemente dos demais colegas, meu procedimento não teve o mesmo êxito.
        Obrigado e Abraços.

        Excluir
      2. Matheus,
        Quando vc faz o processo, automaticamente ele gera um backup da sua BIOS. Por falar nisso, se vc tiver o backup e puder me enviar, eu agradeceria muito. Obrigado!
        'wisley.info @ gmail . com'

        Excluir
      3. mas pq quer voltar pra 2,09 deu algum problema?

        Excluir
      4. diz q a bios nao foi atualizada
        o q eu fiz de arrado?

        Excluir
    7. Respostas
      1. Olá, tudo bem?
        Quando vc realizou o downgrade foi gerado um backup da sua BIOS. Será que vc não poderia enviar o backup da sua bios pra mim, não? Não fui muito feliz no processo de downgrade. O PC funciona bem, mas, por qualquer motivo que seja, ele reseta sozinho. Bem se vc puder enviar uma cópia do seu backup, fico muito agradecido. Abraços.
        wisley.info @ gmail . com

        Excluir
    8. Cara muito obrigado! estava procurando por isso há séculos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Pedro, tudo bem?
        Quando vc realizou o downgrade foi gerado um backup da sua BIOS. Será que vc não poderia enviar o backup da sua bios pra mim, não? Não fui muito feliz no processo de downgrade. O PC funciona bem, mas, por qualquer motivo que seja, ele reseta sozinho. Bem se vc puder enviar uma cópia do seu backup, fico muito agradecido. Abraços.
        wisley.info @ gmail . com

        Excluir
      2. Olá Pedro, tudo bem?
        Quando vc realizou o downgrade foi gerado um backup da sua BIOS. Será que vc não poderia enviar o backup da sua bios pra mim, não? Não fui muito feliz no processo de downgrade. O PC funciona bem, mas, por qualquer motivo que seja, ele reseta sozinho. Bem se vc puder enviar uma cópia do seu backup, fico muito agradecido. Abraços.
        wisley.info @ gmail . com

        Excluir
    9. Prezados

      Alguem pode me ajudar de como liberar o VTX num NB x745 CCE o setup da BIOS dele é da American Megatrends

      Grato

      ResponderExcluir
    10. ola vc tem a versão da bios 2.09 .??

      ResponderExcluir
    11. Pessoal,
      Alguém aqui, neste post, que fez o procedimento e tenha feito o backup da BIOS original, poderia me enviar um cópia dela para que eu restaure no meu computador? Não fui muito feliz no procedimento e acho que voltando a versão mais atual eu posso solucionar o problema.
      Vcs podem se perguntar, mas, e o backup que o procedimento gera, vc não o guardou? Acreditem, não! Burro demais, né? Bom pra aprender. Rssss
      Enfim, se alguem puder me enviar um cópia do backup que fizeram, agradeço demais. Meu email é wisley.info @ gmail . com
      Abraço a todos!

      ResponderExcluir
    12. O modelo da placa mae em questão seria Emerald Lake FAB1?

      ResponderExcluir
    13. Cara eu estava precisando disso a muito tempo!!!!!!!!!!!!!!!!

      Esse tutorial tambem funciona na placa mãe Emerald Lake FAB1 - Notebook QBEX
      Enable VT-X Phoenix i7-2630qm.

      Muito obrigado!

      ResponderExcluir
    14. mudou abois, mas nao tem a opçao para abilitar o vt. mostre algum passo pra fazer!

      ResponderExcluir
    15. Show de Bola!!!!
      Parabens Amigo!
      Voce merece um Premio!!!
      Estava desistindo do meu notebook no que diz respeito a virtualização, agora, só alegria!!!!
      CCE estou desapontado com voces, uma coisa tao simples e a CCE deixou muito a desejar!
      Parabens novamente amigo!
      Muito Sucesso para voce!!!

      ResponderExcluir
    16. o meu diz q a bios nao foi atualizada
      o q sera q fiz de errado?

      ResponderExcluir
    17. vc tem senha padrao da bios pra esse not cce 7810b+
      pq nao sei quem foi o fdp q colocou a senha la
      quando tento entrar na bios ele me pede senha diz o seguinte:
      "password/unlock key [............]
      unlock key hint number 51032F1D"

      ResponderExcluir
    18. Obrigado. Mesmo sendo um post antigo me ajudou a ativar a virtualização que havia desativado após a instalação do Windows10, seja lá o motivo.

      ResponderExcluir
    19. Comigo funcionou em um notebook IRON-533B com processador i5 mas tive que restaurar a configuração Default da BIOS. Só funcionou assim.

      ResponderExcluir
    20. Consegui fazer funcionar em um notebook IRON-533B, com processador i5, mas após o "downgrade" da Firmware da BIOS, só funcionou mesmo depois de restaurar a configuração Default da BIOS.

      Antes, só tinha realizado o "downgrade" e não tinha restaurado a configuração Default de BIOS e o VT-X não estava funcionando. Só após feita essa restauração de configuração que passou a funcionar.

      ResponderExcluir
    21. Alguém teria a versão 2.07 ou 2.09 para postar?
      Agradeço desde já

      ResponderExcluir
    22. Boa noite, tenho um cce info iron 545L, na bios (2.07) dele não tem a opção de aumentar a memória de vídeo, se eu atualizar para a bios (2.09), tem esta opção?
      Obrigado a todos.

      ResponderExcluir
    23. Olá, tenho um cce iron 545L, ele tem a seguinte configuração:
      Processador i5 2410
      4gb de memória ram ddr3 1333mhz
      500gb de hd
      Bem, ele vem com a bios 2.07, esta bios é muito resumida, quase não há opções de personalização, o que eu queria era apenas aumentar a memória dedicada da minha placa de vídeo onboard, que esta com 32mb, na bios não tem esta opção. Acredito que a atualização da bios, possa adicionar esta opção.
      Alguém sabe onde encontro a bios mais atualizada, ou se há outra solução para este problema?
      Desde já agradeço a cooperação de todos.

      ResponderExcluir
    24. Kara,

      Ainda não instalei, mas tenho q te dizer desde já.

      OBRIGADO!

      Estou procurando esta solução há dias, estive rastreando desde do fórum do clube do hardware postado em 2011, mas só links quebrados até encontrar o seu blog.

      Não sei se vc é o dkinsano lá do fórum, se o for a sua ausência lá deve estar fazendo falta.

      Abs.

      ResponderExcluir
    25. Kara,

      Ainda não instalei, mas digo desde já:

      OBRIGADO!

      Estive procurando esta solução há dias, o primeiro rastro q encontrei dela foi clube do hardware em 2011, mas lá só tinha link quebrado (de postagem de 2011 não dá pra exigir muita coisa né).

      Mas conseguir chegar até vc graças isso.
      Então se vc for o Dkinsano do fórum, merece um duplo OBRIGADO!

      ResponderExcluir
    26. Galera hoje em 2017, testei e deu erro em parte, porém criei um arquivo chamado PFLASH.RSP e dentro dele 3 caracteres apenas "-sa" (sem as aspas) e no próprio winflash atualizei a flash rom. Tem até a instrução no arquivo de erro que o author coloca mas não estava muito claro. Abraço

      ResponderExcluir
    27. Fiz o downgrade da BIOS, mas ao rodar o Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool, diz que a VT esta desativada..e agora José?

      ResponderExcluir
    28. Fiz o downgrade da BIOS mas o Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool NÃO detectou a VT-x e agora?

      ResponderExcluir
    29. funciona na versão de modelo de placa-mãe stand?

      ResponderExcluir
    30. Muito Obrigado mesmo, estava procurando por muito tempo e consegui!!!

      ResponderExcluir